Dúvidas Frequentes [condômino]

BRCondomínio - Dúvidas Frequentes

 

 

Reservamos algumas dúvidas mais comuns e caso estes esclarecimentos não sejam suficientes, por favor, entre em contato conosco!

 
O que é o BRCondomínio?

O BRCondomínio é um portal de administração condominial, é a ferramenta onde o administrador do seu condomínio realiza a maioria de suas tarefas administrativas: Cadastro, Boleto Bancário, Contabilidade, Cobrança, Prestação de Contas, dentre outros.
O BRCondomínio também procura facilitar ao máximo as suas necessidades oferecendo serviços on-line para emissão de 2ª via, Locação de espaços como churrasqueiras, salões de festa entre outros.

 
O BRCondomínio é responsável pela administração do meu condomínio?

Não, O BRCondomínio não administra os condomínios, ele é a ferramenta utilizada pela administração do seu condomínio para esta finalidade.
Tudo que é feito dentro do BRCondomínio está sob a responsabilidade dos administradores que estão operando a ferramenta e estes deverão sempre estar de posse destas atribuições através de eleições em assembleias ou contratos de prestação de serviços específicos com seu condomínio.

 
Como faço para emitir a 2ª via de boleto de minhas obrigações condominiais?

Existem algumas opções, a mais prática é receber o link mensalmente por email, solicite esta facilidade à sua Administradora.
Outra forma é entrar em nosso App, fazendo o login através do menu acima.
Se estas opções não forem suficientes você deverá entrar em contato com sua administração e solicitar o boleto, por email ou impresso.
Caso não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Não tenho acesso ao App do BRCondomínio, como faço para emitir a 2ª via de boleto de minhas obrigações condominiais?

Você deverá entrar em contato com sua administração e solicitar o boleto, por email ou impresso.
Caso não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Não consigo acessar o portal com meu login e senha, aparece a mensagem ‘Nome de usuário ou senha inválidos’. Como proceder?

Você deverá entrar em contato com sua administração e solicitar a conferência do seu nome de login, e a verificação se o acesso está ativo.
Se não for suficiente solicite uma nova senha.
Caso não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Não consigo alterar a minha senha de acesso.

A alteração da senha pode ser solicitada na tela de Login no link “Esqueci Minha Senha”, um email será enviado com um link para a alteração.
Por motivos de segurança existem situações onde o sistema não permitirá a alteração, nestes casos você deverá entrar em contato com sua administração e solicitar uma nova senha.
Caso não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Tenho boletos vencidos e gostaria de pagar ou fazer acordo.

Você poderá entrar em nosso App através do link Login e selecionar [2ª Via Boleto], caso alguma obrigação em aberto não esteja mais disponível para a emissão do boleto será necessário entrar em contato com a administração do seu condomínio.
Caso não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Tenho dúvidas em relação ao(s) valor(es) cobrado(s) no meu boleto do condomínio, o que devo fazer?

O valor cobrado das taxas condominiais não são definidos pelo síndico ou pela administração do condomínio, de acordo com a legislação vigente, eles devem ser compostos apenas do rateio das despesas do condomínio pela fração ideal de cada unidade (Apartamento, Loja, Lote, Casa, etc).
No entanto devido à dificuldade em apressar as prestações de conta mensais a tempo de realizar a cobrança alguns condomínios preferem definir valores de despesa fixas para um determinado tempo, normalmente um ano, mantendo as taxas em valores fixos por este período.
Nestes casos é imprescindível que esta decisão tenha sido tomada em assembleia, seguindo todos os trâmites legais.
Recomendamos sempre que possível participar das assembleias do condomínio, e quando não for possível, se inteirar do que foi decidido através da Ata.
Para maiores esclarecimentos sobre os valores cobrados procure a administração.
Caso você necessite e não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Como emitir uma declaração de adimplência da minha unidade?

A declaração de adimplência, de acordo com a legislação vigente, deve ser fornecida anualmente por seu condomínio sem nenhum pedido.
No entanto ela pode estar contida no boleto com vencimento no mês de maio, verifique na parte superior direita do boleto deste vencimento.
A declaração também pode ser solicitada a qualquer tempo junto à administração do seu condomínio.
Cabe salientar que, caso exista algum acordo financeiro em curso, a declaração de adimplência irá informar que existem obrigações não pagas que estão em processo de pagamento parcelado acordado entre às partes.
Caso você necessite e não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Como faço para alterar meu e-mail cadastrado?

Você poderá entrar em nosso App através do link Login e selecionar Ocorrências, aperte o botão Hoje e depois faça a solicitação de alteração do email ao administrador.
Outra opção é entrar em contato com a administração.
Caso você necessite e não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Como faço para alterar meus dados cadastrais incluindo endereço e CPF/CNPJ?

Você poderá entrar em nosso App através do link Login e selecionar Ocorrências, aperte o botão Hoje e depois faça a solicitação de alteração cadastral ao administrador.
Não se esqueça de informar: Endereço completo com CEP e Bairro; telefone atualizado incluindo celular; CPF e seu estado atual junto à unidade (inquilino, proprietário ou imobiliária).
Outra opção é entrar em contato com a administração.
Caso você necessite e não tenha o telefone da Administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Gostaria de registrar uma reclamação ou sugestão no meu condomínio.

Você poderá entrar em nosso App através do link Login e selecionar Ocorrências, aperte o botão Hoje e depois faça a sua sugestão ou reclamação.
Seja objetivo e não deixe de colocar os fatos com clareza.
Outra opção é se dirigir à portaria/administração do condomínio e solicitar o livro de ocorrências físico onde você poderá fazer a próprio punho a sua sugestão ou reclamação.

 
Gostei do BRCondomínio mas meu condomínio ainda não utiliza esta ferramenta...

O BRCondomínio é um conjunto de ferramentas e recursos de ultima geração que permite à administração do condomínio levar suas atribuições a um novo patamar e com isso trazer ao condomínio maior segurança e bem estar.
Estamos sempre trabalhando para aprimorar nossos recursos e garantir que a vida em condomínio seja cada vez mais prática, segura e descomplicada.
Se você gostou do BRCondomínio, e seu condomínio ainda não estiver utilizando, não esqueça de sugerir ao síndico ou mesmo colocar esta questão na próxima assembleia de condomínio.
Esta atitude poderá facilitar em muito a gestão e o beneficiário maior será sempre o morador.

 
Quero receber os meus boletos no DDA o que devo fazer?

Para você receber seus boletos no DDA são necessários dois passos: 1º o boleto emitido deverá estar registrado no banco de origem com o seu CPF como pagador (verifique em seu boleto de condomínio se o seu CPF aparece no campo Pagador; 2º no seu banco você deverá fazer a opção de participar do DDA, procure seu gerente em caso de duvidas.
Se após estas verificações não for possível localizar o boleto em seu DDA solicite a sua administração que verifique se os boletos estão sendo devidamente registrados no banco de origem.
Verifique também se ao entrar em seu Internet Banking a opção DDA mostra outros boletos para pagamento.
Lembre que o boleto provavelmente estará disponível no DDA no dia útil subsequente ao registro no banco de origem.

 
Meu condomínio paga uma tarifa de boleto bancário muito alta, isto é normal?

O valor da tarifa bancária varia muito de banco para banco e também ao longo do tempo.
Temos épocas que um banco oferece uma tarifa reduzida mas depois de algum tempo muda sua política e aumenta os valores até mesmo sem aviso.
Percebemos que condomínios com menos unidades pagam tarifas mais altas por boleto, enquanto os maiores conseguem negociar um preço mais razoável.
Além disso a cobrança registrada esconde gastos pois uma mesma obrigação pode vir a gerar três ou mais vezes a tarifa de acordo com a situação.
Vejamos, se o boleto é registrado paga uma tarifa, toda vez que for necessário alterar alguma informação do boleto, ou seu valor, ou seu vencimento paga outra tarifa, caso venha a ser quitado após a baixa (normalmente após 30 dias do vencimento) pagará outra tarifa, e finalmente se não for programado para ser baixado com trinta dias após o vencimento, pagará uma tarifa a cada intervalo de 30 dias de vencido.
Bom, de olho nesta problemática, o BRCondomínio vem, a mais de quatro anos, prestando um serviço de cobrança bancária integrado à nossa plataforma chamado BRPagamento.
Neste serviço além de registro e retorno automático pelo sistema ainda oferecemos uma tarifa única de R$ 2,00 e apenas na liquidação do título.
Isso tudo sem a necessidade do condomínio alterar sua conta bancária já existente.
Se você acha que este serviço pode beneficiar seu condomínio não esqueça de sugerir ao síndico ou mesmo colocar esta questão na próxima assembleia de condomínio.
Lembre que qualquer economia no condomínio refletirá também na sua taxa de condomínio.

 
Quero acompanhar as prestações de contas do meu condomínio, como devo fazer?

A prestação de contas de um condomínio é obrigatória por lei e tem a finalidade maior de garantir a verificação do correto cumprimento das obrigações financeiras.
O conselho fiscal é responsável por validar estas prestações de conta realizadas pela administração/síndico e apresentá-las para votação em assembleia.
No caso de condomínios que utilizam o BRCondomínio a prestação de contas é rápida, ágil e pode ser colocada no boleto bancário, trazendo uma maior transparência a todos os moradores.
Também é possível consultar as prestações de conta através do App utilizando o botão Login e depois selecionando o item Balancetes.
Se as opções acima não estiverem disponíveis você poderá entrar em contato com a administração, caso não tenha o telefone da administração você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.

 
Tenho um problema no condomínio, que não está nas opções acima, como faço para resolvê-lo?

Se as opções acima não esclareceram sua dúvida você deverá entrar em contato com a administração, caso não tenha o telefone você pode localizá-lo facilmente, ou na parte superior de um boleto já recebido ou então entre na opção CONTATO acima e digite o seu CPF ou CNPJ que lhe será informado o telefone para contato.